Spot Spray: conheça a tecnologia que vai revolucionar a aplicação de defensivos

11/07/2019


Spot Spray é uma tecnologia que usa uma série de sensores acoplados na barra de pulverização para liberar o herbicida apenas onde existem plantas daninhas, evitando desperdício de produtos e reduzindo custos.

Os defensivos agrícolas são usados para controlar inúmeras pragas e doenças na lavoura. Por isso, eles trazem diversos benefícios à produção mundial.

Hoje, podemos dizer, com toda a segurança, que sem a aplicação correta desses produtos não seria possível atender a crescente demanda por alimentos no mundo. Afinal, sem o uso de defensivos, a produção sofreria uma redução de 50%. Isso seria desastroso em termos de economia internacional e meios de subsistência.

Tecnologias como o Spot Spray têm surgido como aliadas para otimizar ainda mais essa etapa da produção. Como esse processo de pulverização é feito hoje e como o Spot Spray pode aprimorar os resultados desse trabalho? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Como é feito o processo de pulverização agrícola atualmente?

A pulverização agrícola tem o objetivo de distribuir na lavoura o defensivo agrícola (calda) em forma de pequenas partículas e com a interação de vários fatores como equipamento, ambiente, praga, doenças, planta daninha e produto. Em médias e grandes propriedades, isso pode ser feito por aeronave ou equipamentos terrestre como pulverizadores automotriz, montado e de arrasto. Hoje, os médios produtores geralmente usam tanto pulverizadores tratorizados, que são aqueles acoplados, quanto os de arrasto, semelhantes a uma carreta.

Basicamente, o que muda é o tamanho da barra e a capacidade do tanque e o pacote te tecnologias disponível para cada modelo. No entanto, se forem utilizados em cultivos arbustivos, como os de laranja, maçã e uva, no lugar da barra possuem outra forma de conduzir o produto para a cultura como os ventiladores que transportam as gotas a cultura e que são chamados de turbopulverizadores.

Em todo o caso, a bomba conduz a calda até os bicos de pulverização que, sob pressão, tem o objetivo de distribuir o produto no alvo. A pressão do equipamento pode ser ajustada para adequação da taxa de pulverização de acordo com as condições da cultura. Também existem diversos tipos de bicos disponíveis no mercado. Eles podem ser trocados conforme o tipo de produto pulverizado, tamanho de gota e a vazão desejada.

Apesar de esses pulverizadores hidráulicos já serem um grande avanço na aplicação de defensivos, há sempre novos estudos e uso de tecnologias para o processo de melhoria continua na distribuição de defensivos.

Também há questões relacionadas à segurança. Os períodos de reentrada e de carência devem ser respeitados. Além disso, os operadores precisam usar os EPIs adequados. Tudo isso vai garantir a integridade física dos trabalhadores e dos consumidores.

Não podemos esquecer que é importante levar em conta as condições climáticas, como vento, temperatura etc. Esse também é um fator que influencia a eficiência da aplicação.

Existe, ainda, uma questão relacionada às variações da quantidade de plantas. Na aplicação tradicional, os bicos liberam o produto de modo uniforme, sem levar em conta essa variabilidade, pois quando o alvo são as culturas sempre teremos uma distribuição da cultura muito bem uniforme devido as tecnologias de genética (semente) e sistemas de plantio. Já analisando o alvo como as plantas daninhas há uma distribuição totalmente ao contrario de um plantio de uma cultura. Assim, parte do herbicida acaba sendo aplicado em áreas em que não tenha plantas daninhas, o que aumenta os custos da operação.

Para resolver esse problema, foi criado o Spot Spray. Saiba mais sobre como funciona essa tecnologia!

Como o Spot Spray funciona?

O Spot Spray é focado na aplicação de herbicidas, ou seja, no controle de plantas daninhas. Essas espécies nascem de forma aleatória, de modo que sua distribuição espacial na lavoura é totalmente diferente a cada metro quadrado. Então, poderá haver um metro quadrado com 100 plantas daninhas, e outro com duas, ou nenhuma.

O objetivo dessa tecnologia é realmente levar em conta essa variabilidade na aplicação do produto. Ela é capaz de verificar onde tem ou não planta daninha, e fazer a aplicação somente quando encontrá-la.

O sistema Spot Spray utiliza uma série de sensores instalados ao longo da barra de pulverização para detectar a presença de ervas daninhas. Quando a planta é identificada, o sensor transmite um sinal para um bico de pulverização específico para liberar a válvula. Assim, somente a planta daninha será pulverizada, e não toda a área.

Essa leitura é feita por meio de um feixe de luz emitido por um sensor óptico, que detecta onde há verde (coloração característica da clorofila da planta). Tudo funciona de modo automático, sem a necessidade de calibração inicial. Os sensores também conseguem trabalhar de dia ou à noite com a mesma eficiência.

Spot Spray vs. aplicação convencional

O uso do Spot Spray pode contribuir para uma redução de até 90% no consumo de herbicidas — dependendo do estágio de condição das plantas daninhas presentes na área.

E a conta é fácil de entender. Suponha que 60% de uma área de 10 mil metros quadrados esteja coberta por plantas daninhas. O método tradicional faria a aplicação em 100% da área; com o Spot Spray, a aplicação seria feita somente onde há planta. Então, nesse exemplo, haveria uma redução de 40%.

Como sua aplicação de defensivos pode melhorar hoje?

O Spot Spray pode ser adotado em todas as culturas que necessitam de controle de plantas daninhas e que seja possível acoplar no equipamento. O equipamento necessita estar dentro das características e especificações necessárias para o uso da tecnologia, será utilizado para aplicações em pré plantio, antes de iniciar o cultivo da sua lavoura, pois o sensor não faz distinção entre erva daninha e a sua cultura, já que tudo é verde — a não ser que sejam usados produtos altamente seletivos, que controlam especificamente algumas plantas daninhas que são de difícil manejo.

Conforme o manejo de aplicações de herbicidas vai sendo desenvolvido, com aplicações no momento, no local e nos horários certos, as plantas daninhas vão sendo controladas. Com o tempo, as reduções de produto aplicado podem chegar a 80% e até 90%.

Em relação às aplicações manuais ou tradicionais, essa tecnologia traz diversos benefícios, tais como:

  • redução de custos gerais no controle de ervas daninhas;
  • redução no uso de produtos químicos, em virtude da maior precisão nas aplicações;
  • redução do impacto ambiental decorrente da deriva, uma vez que serão utilizados produtos na hora certa e nos locais exatos;
  • redução de custos com mão de obra e de tempo na aplicação.

O Spot Spray é uma tecnologia que veio para auxiliar o produtor rural na aplicação de defensivos, dando maior segurança, economia e eficiência à operação. Ele faz parte do conjunto de recursos da agricultura de precisão, uma tendência em ascensão e que ainda tem muito a contribuir para o crescimento do agronegócio.

Quer saber mais sobre como adotar essa tecnologia? Entre em contato conosco agora mesmo!

Fonte: Blog.jacto.com.br

Estamos no Whatsapp