Soja: semana começa com previsão de temporais em vários estados

11/01/2021


Segundo a meteorologia, até o Nordeste do país verá o retorno das chuvas e elas serão bastante intensas na Bahia, Piauí e Maranhão

A semana começa com chance para temporais em quase todas as regiões, principalmente na terça-feira, devido a convergência de dois sistemas climáticos. Com isso, Sul, Sudeste, e Nordeste terão chuvas muito intensas.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A segunda-feira será marcada por chuvas intensas no sul do Rio Grande do Sul. Ainda há chance de chuvas pontuais e manchadas no nordeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e norte do Paraná.

Na terça-feira as chuvas se espalham por toda a região Sul e a previsão é de temporais nos três estados, sendo que os maiores acumulados podem ocorrer no oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.

SUDESTE

A segunda-feira tem previsão de chuvas desde o norte de Minas Gerais até o sul de São Paulo. Os volumes não devem ser grandes e há grande chance de as instabilidades serem bastante manchadas na parte centro-leste dos estados.

Na terça-feira as chuvas ganham mais intensidade e há chance para temporais nos dois estados. A diferença é que a região centro-leste de Minas Gerais não será afetada e terá tempo firme e seco.

CENTRO-OESTE

Segunda-feira com previsão de novos temporais em todo o Centro-Oeste. Há riscos de raios e rajadas de vento. Já os maiores volumes de chuva são esperados em Goiás, no leste e sudeste de Mato Grosso e no Distrito Federal, com condição para alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e mais transtornos em áreas de risco. As temperaturas máximas podem alcançar os 40 °C em algumas áreas do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira ainda são esperados novos temporais no Centro-Oeste, com riscos de volumes elevados especialmente no centro-sul de Mato Grosso, no extremo norte de Mato Grosso do Sul e oeste e leste de Goiás. Mas de maneira geral, no Mato Grosso do Sul, a chuva começa em pontos isolados pela manhã e ganha força à tarde.

NORDESTE

As chuvas finalmente voltaram ao Nordeste. Nesta segunda-feira chove em todo o oeste da Bahia, com bons acumulados nas lavouras de soja mais próximas à fronteira oeste. Já no Maranhão e Piauí, apesar de terem previsão de instabilidades em todo o estado, as chuvas serão manchadas e com baixos acumulados.

Na terça-feira as chuvas viram temporais e afetam todo o oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão e também do Piauí. A parte norte destes estados segue com tempo firme.

NORTE

Segunda-feira com risco de chuva pela região Norte a qualquer hora do dia. Os volumes de chuva são elevados em Roraima, no Amapá, e até em pontos isolados do norte do Pará, com condição para alagamentos e deslizamentos de terra, mas não se descartam danos nas demais localidades. Já nas demais áreas da região a chuva acontece devido ao calor, a alta umidade e mais a circulação dos ventos em altitude. O Tocantins também merece destaque, pois tem temporais, com risco até de raios em pontos isolados, além de acumulados elevados no extremo sul do estado.

Na terça-feira, há chuva na costa leste do Amapá, que acontece no decorrer do dia e fica generalizada, com acumulados elevados, que têm potencial para alagamentos. Em outras áreas do Norte, tem tempo bastante abafado e formação de nuvens carregadas ao longo do dia e pancadas de chuva com trovoadas. Já o Tocantins merece novamente destaque neste dia, pois terá mais temporais.

Estamos no Whatsapp